Incorporar a Responsabilidade Social nos currículos universitários como um tema transversal

Criar sinergias entre comunidades universitárias e outros stakeholders de âmbito social

A ideia base do projeto

A dimensão social do Ensino Superior (ES) é um dos temas mais abrangentes do Processo de Bolonha: desde Praga (2001), Berga (2005), Londres (2007), Lovaina (2009) até Bucareste (2012) e tendo sido reconhecida como crucial para legitimar o processo relativamente à Dimensão Europeia do Ensino Superior.
Estudos recentes confirmam um interesse emergente no tema da Responsabilidade Social Universitária (RSU) (Larrán 2012). Contudo, a maioria das Instituições de Ensino Superior (IES) ainda estão relutantes para a implementação global das estratégias de RSU, adotando diferentes abordagens e mecanismos de responsabilidade social por sua vez.
Neste tema, há uma necessidade urgente para refletir coletivamente e desenvolver um diálogo para compreender e atingir uma perspetiva mais decisiva e integrada.

O projeto USR-NET

O projeto USR-NET visa promover sinergias e ligações entre as comunidades das IES (professores, estudantes e staff) e os relativos stakeholders (empresas, escolas, ONGs, entidades reguladoras, instituições, etc.) que tenham influencia no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.
Em específico, o USR-NET visa

• mapear as organizações socialmente responsáveis e criar uma base de dados de stakeholders para promover a cooperação e sinergias
  • desenhar e testar um conjunto de conteúdos transversais em b-learning sobre responsabilidade social nas IES para serem incorporados nos currículos dos estudantes.

Objetivos do projeto

Em específico, o USR-NET visa

• Definir um roteiro para possíveis ações e a necessidade para o compromisso de adotar estes conteúdos e uma abordagem transversal à RSU nas diversas faculdades universitárias.

Grupos-alvo do projeto

O projeto visa estimular a transferência de conhecimento, sinergias, boas práticas e sensibilização tanto dentro da comunidade universitária, mas também fora envolvendo todos os possíveis stakeholders ligados à responsabilidade social e da sociedade civil.
Assim, os principais alvos do projeto são principalmente:

• Estudantes universitários
  • Funcionários da Universidade (professores, investigadores, funcionários administrativos)
  • Profissionais de diversos sectores (empresas, autoridades públicas, entidades reguladoras, escolas, ONGs, associações, a sociedade civil como um todo)

Esta abordagem aumenta o impacto do projeto a nível local e regional, promovendo um conceito de RSU mais enriquecedor enquanto considera todas as diferentes perspetivas e atores chave.

Saiba mais sobre os Produtos